Ei Electronics - Detetores de fumo, calor e CO

O que é um detetor de fumo?

Um detetor de fumo é um dispositivo eletrónico que incorpora uma forma de detetar fumo (sensor de fumo) e uma forma que fornece um aviso sonoro (alarme ou sirene).

Por que deveria instalar um detetor? O principal motivo para a instalação de detetores de fumo e de calor é garantir que, quando houver um incêndio, seja dado um aviso prévio suficiente para que todos possam escapar com segurança.
Como escolher o seu detetor de fumo?

1) Detetor iónico ou ótico (também conhecido como fotoelétrico)
O detetor iónico de fumos é muito sensível a pequenas partículas de fumo, produzidas por chamas ou incêndios rápidos como os da fritadeira. É ligeiramente menos sensível a incêndios lentos, que produzem maiores quantidades de fumo antes de o incêndio ocorrer.
O detetor de fumo ótico é mais eficaz na deteção de grandes partículas de fumo produzidas por incêndios que queimam lentamente, como a carbonização da espuma de enchimento usada nos móveis ou o sobreaquecimento de fichas ou cabos elétricos. É menos sensível a incêndios onde há uma chama.
Devido à dificuldade de reciclagem, a maioria dos países europeus só permite detetores de fumo óticos. É o caso de Portugal.

2) Pilhas ou redes elétricas
Os detetores alimentados por uma rede elétrica também possuem uma pilha de reserva em caso de falha de energia, o que os torna mais fiáveis.
Os detetores alimentados a pilhas podem ser divididos em 2 categorias: pilhas substituíveis e não substituíveis. A opção mais segura e rentável é a pilha não substituível, uma vez que dura 10 anos como o detetor e não pode ser removida.
Quer sejam alimentados a pilhas, quer pela rede elétrica, os detetores precisarão de ser trocados quando atingirem o fim da vida útil.

3) Funcionalidade de silêncio
A funcionalidade de silêncio permite-lhe silenciar o alarme por 10 minutos, dando-lhe tempo para abrir as janelas e remover o fumo da divisão quando souber o motivo do alarme (por exemplo, o fumo derivado dos cozinhados)

4) Interligação vía RF (Opcional)
Esta funcionalidade permite que vários detetores comuniquem entre si e com os acessórios da Ei Electronics, tais como controlos remotos e relés.
Se tiver vários andares ou uma grande habitação e necessitar de vários detetores, dá-lhe a possibilidade de pôr todos os detetores a soar o alarme caso um deles detete um incêndio. Isto garantirá que poderá ouvir o alarme em toda a casa.

O que é um detetor de calor?

O detetor de calor dá um aviso de incêndio quando a temperatura no detetor atingir 58 ºC.
É ideal para cozinhas, garagens e outras áreas onde normalmente há altos níveis de vapores/fumos.
Todos os detetores de calor devem ser interligados aos detetores de fumo para garantir que o aviso prévio é ouvido, especialmente por alguém a dormir.

Em que divisão devo colocar um detetor?

Os detetores devem, idealmente, estar localizados perto de todas as potenciais fontes de incêndios e devem ser ouvidos em toda a casa – particularmente nos quartos.
House with smoke and heat PT3
Se a sua casa tiver mais de um andar, pelo menos um detetor de fumo deve ser instalado em cada andar, de preferência interligado, para melhor proteção.
Para uma proteção máxima, um detetor de fumo deve ser colocado em cada divisão da casa, exceto na cozinha e na garagem, onde um detetor de calor é recomendado. Nenhum detetor deve ser colocado na casa de banho.

Em que parte da divisão deve ser colocado o detetor?

O ar quente sobe e espalha-se, por isso uma posição central no teto é a posição preferida, longe dos cantos e onde é facilmente acessível.

Ei959 place in room PT

Como devo cuidar do meu detetor de fumo?

O seu detetor precisa de ser verificado pelo menos uma vez por mês para se certificar de que está em bom estado de funcionamento, pressionando o botão de teste por alguns segundos.
Mantenha-o limpo. Use o acessório de bico estreito do aspirador para remover pó, insetos e teias de aranha em torno do detetor. Limpe a tampa com um pano húmido e seque-a com um pano sem fiapos.

Quando devo substituir a pilha? O detetor pipia quando a pilha precisar de ser substituída. No entanto, se o seu detetor tiver uma pilha selada com uma vida útil de 10 anos, isso significa que o detetor deverá ser substituído, pois atingiu o final da sua vida útil de 10 anos.
Quando devo substituir o detetor? O detetor precisa de ser substituído assim que atingir o fim da sua vida útil.  Verifique a etiqueta com a data de substituição no detector e siga sempre as instruções do fabricante.
ei footer seg1Ei ElectronicsEi ElectronicsEi Electronics

Copyright 2014 Ei Electronics